Alterando andamento e tonalidade

Você está aqui: Início » Recursos » Alterando andamento e tonalidade
Por que alterar o andamento e/ou a tonalidade das músicas? 

Graças às fantásticas ferramentas de hardware e software disponíveis atualmente, tarefas que há 20 anos só poderiam ser executadas por técnicos especializados em sofisticados estúdios, agora podem ser feitas em casa até mesmo por leigos, com a ajuda de um computador pessoal e alguns softwares.

Se você possui um computador pessoal (PC ou Macintosh) conectado à internet, saiba que é possível, para todos os áudios dos álbuns da Global Choro Music:

a) alterar a tonalidade das músicas sem modificar o andamento;

b) alterar o andamento das músicas sem modificar a tonalidade;

c) alterar tonalidade e andamento simultaneamente. 

Tudo isso pode ser feito de forma extremamente simples, não sendo necessário ser engenheiro de som para realizar tais tarefas.

Veja porque você poderia estar interessado em alterar o andamento das músicas:

- caso desejasse estudar uma dada música em andamento mais lento e depois evoluir para o andamento correto quando adquirisse prática;

- caso necessitasse ou estabelecesse como um desafio pessoal tocar mais rápido uma dada música;

- caso discordasse de como o andamento foi definido para uma dada música no álbum da Choro Music, e quisesse executá-la no seu próprio andamento. 

Você também poderia estar interessado em alterar a tonalidade das músicas:

- caso desejasse treinar uma dada composição tocando em diferentes tonalidades, com ou sem a partitura correspondente (neste caso fazendo transposição mentalmente), e quisesse um regional sempre no acompanhamento;

- caso se sentisse mais confortável tocando numa outra tonalidade, que não a gravada por nós;

- caso estivesse utilizando um outro instrumento que não os citados anteriormente neste trabalho, e necessitasse uma transposição específica.

Como isso é possível?

Para transpor os arquivos de áudio, a gravação contendo a base do Regional de Choro deve ser transposta. Existem vários tipos de software que realizam essa tarefa, mas a nossa sugestão é o software "aberto" e de download grátis chamado "Audacity®". Você pode baixar o Audacity® a partir de:

http://audacity.sourceforge.net/

Vale observar que o Audacity® possui suporte para a língua Portuguesa. 

Para fazer a transposição basta carregar o arquivo .wav correspondente à faixa que você quer alterar, definir quantos semitons você quer transpor para cima ou para baixo, e salvar o arquivo final no formato que desejar (.mp3, .wav, etc.).

A mudança de andamento é também muito simples: basta carregar o arquivo .wav correspondente à faixa desejada e executar um único comando, informando a porcentagem que você quer acelerar ou diminuir em relação ao andamento original da gravação. 

A qualidade da gravação permanece quase inalterada para mudanças consideradas dentro de um limite razoável: transposições de 3 ou 4 semitons para cima ou para baixo e mudanças de andamento entre -20% e 20%. 

Você vai testar várias combinações de tonalidades e andamentos até chegar ao ponto ideal. Daí basta “queimar” um novo CD com sua versão final... já pensou a alegria de tocar seu Choro preferido, ainda mais na tonalidade e andamento que você mesmo definiu?

Exemplo de uso

A título de ilustração, utilizamos o software Audacity na faixa Brejeiro do álbum “Ernesto Nazareth 2” e geramos a faixa play-along em mp3 indicada abaixo. Colocamos também a partitura transposta para sua referência. A faixa foi gravada originalmente em Lá maior.

Tonalidade Áudio Partitura
Sol Faixa em mp3 Partitura em .pdf

O andamento original na gravação foi de 87 bpm. Geramos também a mesma faixa a 100 bpm:

Tonalidade Áudio Partitura
Faixa em mp3 Partitura em .pdf