Luca Raele

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Luca Raele

Biografia de Luca Raele

Raele é clarinetista, pianista, arranjador e compositor tanto na área popular como na erudita. Nascido em São Paulo, formou-se na classe do professor Leonardo Righi, pelo Departamento de Música da ECA-USP. Entre 1990 e 1995 integrou a Orquestra Sinfônica Municipal e a Jazz Sinfônica. Desde 1987 participa do grupo Nouvelle Cuisine (prêmios Sharp e APCA), e desde 1991 do conjunto de clarinetas ‘Sujeito a Guincho’ (Prêmio Eldorado de Música e Sharp). Com o ‘Sujeito a Guincho’ obteve reconhecimento internacional, principalmente através de convites recebidos para apresentações no Clarinetfest (organizado nos EUA) em 1997, 1998, 2001 e 2004. Participou como diretor musical e produtor da YB Music, selo independente responsável pela produção de CDs de qualidade das mais variadas correntes artísticas. Atua como camerista desde a década de 80, tendo já se apresentado no Teatro Municipal de São Paulo, Sala São Paulo, Teatro Cultura Artística, Sala Cecília Meirelles (RJ), bem como em diversas cidades e capitais do país. Em gravações ou concertos, atuou junto a artistas e grupos como o Quarteto Guarnieri, Quarteto de Cordas Municipal (SP), Orquestra Experimental de Repertório, Mônica Salmaso, Badi Assad, Nelson Ayres, Paulinho da Viola, Egberto Gismonti, André Mehmari, Marisa Monte e Milton Nascimento, entre outros.

Em junho de 2004 apresentou-se no Traumzeit Festival em Duisburg, Alemanha, como integrante do World Clarinet Quartet, junto a Claudio Puntin (Suíça), Paulo Sérgio Santos (RJ) e Gabriele Mirabassi (Itália).

Em setembro de 2005 o ‘Sujeito a Guincho’ se apresentou, com Mônica Salmaso, em Miami e Washington, dentro da Embassy Series.

Em maio de 2008, recital no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou.

Álbuns com a participação de Luca Raele

  1. Ernesto Nazareth 2
  2. The best of Ernesto Nazareth