Biografia de Roberto Sion
Dentre os mais atuantes e respeitados nomes da música instrumental brasileira, destaca-se o de Roberto Sion, que além de saxofonista, flautista e clarinetista, também é reconhecido por seu trabalho de compositor, arranjador, maestro e professor.
Sion foi vanguardista em utilizar elementos do jazz e do erudito na música brasileira -- seja na bossa nova ou no samba, fazendo desse estilo sua marca registrada.
Iniciou-se ao piano com 5 anos. Aos 13, começou com saxofone, clarineta, solfejo, harmonia e canto coral no Conservatório Lavignac, em Santos.
Aos 25 anos, finda a faculdade de Psicologia em Campinas, decide dedicar-se de corpo e alma à música, e segue então para a Berklee College of Music, onde aprofunda seus conhecimentos de arranjo e improvisação. Estuda saxofone com Joseph Viola, Ryo Noda, Lee Konitz e Joe Allard.
Desenvolve e aprimora sua carreira de compositor e arranjador e estuda análise e composição com Damiano Cozzella, Olivier Toni, Willy C. Oliveira e H. J. Koellreutter. Desenvolve seus estudos de flauta com Grace Bush.
Viajou varias vezes à Argentina e Europa com Vinicius de Moraes e Toquinho, tendo participado com eles da famosa turnê européia com Antonio Carlos Jobim e Miucha.
Roberto toca desde os 11 anos, e gravou tem quatorze álbuns como instrumentista, compositor e arranjador. Fez apresentações como solista na Europa, EUA, Japão e mais recentemente em Israel, junto com Leila Pinheiro, Nelson Ayres e a Filarmônica de Jerusalém.
Durante sua estada no Japão em 96 recebeu “... pela criatividade de sua obra nos últimos 30 anos...” a crítica de “... um dos mais importantes alto-saxofonistas do mundo...” (tradução juramentada – Consulado do Japão em São Paulo).
Álbuns com a participação de Roberto Sion
- Zequinha de Abreu (2ª edição) (songbook)
- Joaquim Callado (2ª edição) (songbook)