Biografia de Daniela Spielmann
Considerada uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade, a carioca Daniela Spielmann não perde uma oportunidade de tocar seu instrumento. Integrante do grupo de choro Rabo de Lagartixa, do trio feminino Mulheres em Pixinguinha e do grupo instrumental Sincronia Carioca, ela desenvolve ainda um trabalho solo, coroado em 2001 com o lançamento de um disco individual - BRAZILIAN BREATH. Com esse trabalho Daniela mostra seu lado de compositora e arranjadora. Este Cd foi indicado ao Grammy latino em 2002.
Em 2004 lançou pela gravadora Biscoito Fino o consagrado CD ‘Choros, por que saxes?’ Desse CD nasceu o grupo ‘CHOROS, POR QUE SAX?’, no qual Daniela divide o palco com excelentes instrumentistas do cenário musical carioca.
Daniela Spielmann começou a tocar saxofone aos 17 anos, e sempre se interessou pela música brasileira. Seu desempenho foi influenciado pelos instrumentos de sopro mais usados no choro, como o clarinete e a flauta. Além de fortemente marcada pelo choro, sua música também incorpora o frevo, o maracatu, o samba a bossa nova e o jazz.
Fez curso de harmonia na escola de música Musiarte, no Rio, freqüentou um curso livre no Berklee College of Music em Boston, graduou-se em licenciatura em música na Uni-Rio. Teve aulas particulares com Idriss Boudrioua, Juarez Araújo, Eduardo Neves e Rick Margitza, estudou arranjo e harmonia com Vittor Santos, flauta erudita com David Ganc, e piano com Cristina Bheringer
Já se apresentou com vários artistas de porte do cenário da MPB, como Moreira da Silva, Zélia Duncan, Sivuca, Elza Soares e Nelson Sargento, entre outros. Integrou a Rio Jazz Orchestra por dois anos, onde teve grande destaque como solista. É uma artista presente em todo o movimento de renascimento da cultura popular na atual efervescente Lapa Carioca
Faz parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, na TV Globo, elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. Já tendo acompanhado inúmeros artistas de variados estilos, realizou em 2005 duas tournées internacionais: uma pela Europa com o grupo Trio Madeira Brasil, e outra pela América do Sul com o seu grupo Rabo de Lagartixa.
Em 2007 fez parte do Projeto Pixinguinha com seu grupo Rabo de Lagartixa, tendo viajado em 2008 com o mesmo grupo para Israel, Colômbia, Paraguai e Chile.
Em 2008 Daniela publicou sua dissertação de mestrado ‘Tarde de chuva: A contribuição de Paulo Moura para samba–choro e a gafieira a partir da década de 70.’
Em 2009 lançou o CD ‘Farra dos brinquedos’, patrocinado pelo SESC.
Álbuns com a participação de Daniela Spielmann
- Ernesto Nazareth 2 (songbook)
- Ernesto Nazareth 3 (songbook)
- Severino Araújo 1 (songbook)
- Easy tunes / Choros fáceis (songbook)
- The best of Ernesto Nazareth (CD)
- Jacob para flauta, bandolim, sax e clarinete (CD)
- Pixinguinha para flauta e sax (CD)
- Choro meets Bach (CD)
- Zequinha de Abreu (2ª edição) (songbook)
- Benedicto Lacerda (songbook)
- Jacob do Bandolim 1 (2ª edição) (songbook)
- Chiquinha Gonzaga (2ª edição) (songbook)
- Pixinguinha (3ª edição) (songbook)
- Choro meets Bach (3ª edição) (songbook)
- Jacob do Bandolim 2 (2ª edição) (songbook)