Sala de imprensa

http://www.ziriguidum.com/

Rio de Janeiro, 13 de outubro de 2008.

Ernesto Nazareth ganha compilação
CD une grandes músicos com foco no mercado externo

por Beto Feitosa

O compositor brasileiro Ernesto Nazareth ganha um tributo que foca o mercado externo. Com o apropriado título The Best of Ernesto Nazareth, o disco é uma produção do selo Choro Music e une grandes músicos em releituras para os clássicos do compositor.

Estão na lista 16 músicas, entre elas sucessos atemporais como Apanhei-te cavaquinho, Odeon, Brejeiro e Bambino. O CD ainda apresenta duas preciosidades. Editadas originalmente em 1899 e 1905 respectivamente, as músicas Zizinha e Ideal ganham aqui seus primeiros registros sonoros.

Executadas por grandes chorões, as gravações são primorosas, e rendem justo tributo ao compositor. Todas as faixas foram gravadas por um regional formado por Arnaldinho do Cavaco (cavaquinho), Betinho Sodré (pandeiro), Edmilson Capelupi (violão de 7 cordas) e Lula Gama (violão). Passam ainda pelo disco diversas participações, como as de Daniela Spielmann (sax), Izaísas do Bandolim (bandolim) e Nailor Proveta (clarinete).

O selo Choro Music é uma iniciativa de seu fundador, o flautista Daniel Dalarossa, que procura divulgar as riquezas do ritmo brasileiro em todo mundo. Com sede na Califórnia, seus projetos englobam edições de partituras e songbooks em inglês. "Na evolução dos gêneros musicais existentes dentro da musica popular brasileira, o Choro acaba influenciando direta ou indiretamente a criação do samba, da bossa nova e de muitos outros gêneros musicais", explicam em seu site oficial.

 

< Voltar