Toninho Carrasqueira

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Toninho Carrasqueira

Biografia de Toninho Carrasqueira

Com uma história de centenas de concertos em várias partes do mundo, vários CDs premiados e um repertório que vai da música do período barroco até a música eletroacústica, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos da música erudita e popular.

Além de ser elogiado pela crítica internacional por seu trabalho como concertista tocando Mozart, Telemann, Bach, Poulenc, etc., seu premiado CD dedicado a Pixinguinha e Pattápio Silva e suas gravações para a série ‘Princípios do Choro’ são considerados antológicos.

Aprendeu a arte da flauta com seu pai, João Dias Carrasqueira, um dos maiores mestres da flauta no Brasil. Enquanto reside em Paris, de 1973 a 1979, aprofunda sua formação estudando sob a orientação de mestres como Roger Bourdin, Christian Lardé, Fernand Caratgé, Maxcence Larrieu, Joseph Calvet e James Galway.

Nessa época é laureado com o Primeiro Prêmio de Flauta (Medalha de Ouro) do Conservatoire de Versailles, além da Licence de Concert, láurea máxima da École Normale de Musique de Paris, e do Prêmio Especial do Concurso Internacional G.B. Viotti, em Vercelli, Itália.

Após uma experiência de vários anos como integrante de algumas das principais orquestras de São Paulo, dedica-se atualmente a seu trabalho de solista, camerista e educador.

Em duo formado com a pianista e cravista Maria José Carrasqueira, tem uma extensa carreira internacional, que inclui uma recente apresentação no New York Carnegie Recital Hall.

Desde 1997 é membro do várias vezes premiado Quinteto Villa-Lobos, um dos mais respeitados e tradicionais grupos de câmara brasileiros; nesse período, de intensa atividade, que inclui concertos em vários estados brasileiros e capitais da Europa e América Latina, além de séries de concertos didáticos em escolas do subúrbio e cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, o grupo gravou dez CDs dedicados a compositores brasileiros e recebeu, entre outros, o Prêmio Carlos Gomes, concedido ao melhor grupo de música de câmara brasileiro.

Sua versatilidade faz com que seja presença constante nos palcos e estúdios de gravação, como solista de algumas das principais orquestras do país e também ao lado de artistas de diferentes tendências estéticas, como Naná Vasconcelos, Antonio Nóbrega, Maurício Carrilho, Egberto Gismonti, Marlui Miranda, Marcos Suzano, Nelson Ayres, Solistas de Heidelberg, The Tokio All Flute Orchestra, Marco Pereira, Marcia Moirá e Quarteto de Brasília .

Professor da USP e em vários Festivais brasileiros e internacionais, é responsável por diversas gravações e primeiras audições brasileiras e mundiais da música de compositores como A. Jolivet, C. Koechlin, L. Berio, Ronaldo Miranda, O. Messiaen, Bruno Maderna, E. Krieger, R. Tacuchian, Gilberto Mendes, Willy C. de Oliveira, A. Escobar, Y. Taira E. Seincman, Flo Menezes, J. D. Carrasqueira, C. Guarnieri, O. Lacerda, Leo Brower, A. Sas, A. Ginastera e Vilanni-Côrtes, entre outros.

Dedicando-se ao ensino e à divulgação da música brasileira e latino americana, vem, nos últimos anos, se apresentando regularmente em concertos e ministrando master classes em universidades européias, latino-americanas e americanas, como a Orebro Universitet, da Suécia, a Mannis School, de Nova York, o Berklee College of Music, de Boston, e a Universidad Nacional de Cujo, da Argentina.

Seus alunos vêm realizando trabalhos importantes como solistas, cameristas, professores, além de integrar grupos, orquestras, gravar e participar ativamente da vida cultural de seus países.

Álbuns com a participação de Toninho Carrasqueira

  1. Chiquinha Gonzaga 1
  2. Ernesto Nazareth 2
  3. Ernesto Nazareth 3
  4. Joaquim Callado 1
  5. Pixinguinha 1
  6. Choro meets Bach
  7. The best of Ernesto Nazareth
  8. Pixinguinha para flauta e sax
  9. Choro meets Bach
  10. Marquinho Mendonça 1
  11. Zequinha de Abreu (2ª edição)
  12. Altamiro Carrilho (2ª edição)
  13. Benedicto Lacerda
  14. Roda de Choro 1 (2ª edição)