Marco Bertaglia

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Marco Bertaglia

Biografia de Marco Bertaglia

Nascido em São Paulo em meados dos anos 60, neto de italiano por parte do pai e bisneto por parte da mãe, teve inclinação para a música desde pequeno.

Quando tinha cerca de 9 anos de idade, conheceu o neto de uma senhora portuguesa, amiga da família e vizinha de frente de sua casa, na Freguesia do Ó, em São Paulo. O neto dessa vizinha vinha visitá-la com certa frequência e os dois - ele e Marco - com idades parecidas, brincavam juntos na rua de terra ou nos quintais enormes das casas. Quando soube que seu colega estudava violão e já tocava algumas peças, Marco disse a seus pais: "eu também quero estudar e tocar violão!”

Pouco tempo depois começou seus estudos de violão no bairro da Lapa, onde duas vezes por semana ia ter aulas particulares com David Gyorgi. Seu colega de infância - que indicara o professor e também estudara com ele - é atualmente violonista-concertista e professor em Goiânia, e se chama Eduardo Meirinhos.

Marco estudou regularmente por quase três anos com esse professor, e depois prosseguiu de forma autodidática.

Entre os métodos e livros nos quais baseou seus estudos constam "A Escola do Violão", de F. Tárrega; "La Escuela de la Guitarra", de M. R. Arenas; "Bona", método completo para divisão e solfejo; "Harmonia para MPB", de vários autores; "Pozzoli", ditado rítmico; e "Leitura Rítmica Musical" de Samuel Arcanjo, entre outros.

Paralelamente a seus estudos musicais, estudou e se formou técnico eletrônico pela E.T.F.S.P, em 1982, chegando a atuar alguns anos nesta área de trabalho.

Álbuns com a participação de Marco Bertaglia

  1. Chiquinha Gonzaga 1 (songbook)
  2. Easy tunes / Choros fáceis (songbook)
  3. Ernesto Nazareth 3 (songbook)
  4. Noel Rosa para flauta, sax e regional (Playbacks e partituras)
  5. The best of Ernesto Nazareth (CD)