Léa Freire

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Léa Freire

Biografia de Léa Freire

Léa Freire, flautista e compositora, ouvia desde cedo eruditos brasileiros como Guarnieri, Villa Lobos, Radamés Gnattali e Souza Lima entre outros, durante seus estudos de piano, onde também conheceu a obra de Bach, Debussy e os muitos autores estrangeiros. Também se interessou pelo rock and roll e depois o jazz, que a trouxe de volta para a bossa nova, que chamou o choro e que mostrou o caminho para os inúmeros ritmos brasileiros. Agora começa uma nova etapa - a de unir o popular ao erudito - o formalismo à improvisação, com sotaque brasileiro.

Já tocou com muita gente : Alaíde Costa, Filó Machado, Nelson Ayres, Marlui Miranda, Hermeto Pascoal, Arismar do Espírito Santo, Djamandu Costa, Evandro (bandolim), Rosinha de Valença, Arrigo Barnabé, Itiberê Zwarg, Nenê, Nailor "Proveta Azevedo", Nico Assumpçâo, Elton Medeiros, Manezinho da Flauta, Guilherme Vergueiro, Michel Freidenson, Thomas Clausen, Leny de Andrade, Bocato, Guello, Mozar Terra e muitos outros, representantes das mais diversas tendências musicais.

Tem parcerias com Joyce, que gravou músicas da dupla no Japão, Alemanha, Inglaterra e Brasil. Lançou seu primeiro CD, Ninhal, em Dezembro de 97, gravado no período de 94 a 96 através do selo Maritaca, onde constam participações especiais da Banda Mantiqueira, Quarteto Livre, Joyce, Filó Machado e muitos outros músicos de primeira linha, entre músicos, arranjadores e compositores.

Em 1998 integrou-se também ao grupo de Teco Cardoso, com o qual fez várias apresentações, inclusive na Universidade de Miami e no Blue Note de Nova York, montando com este um repertório que gerou o CD "Quinteto", gravado em Nova York, em Outubro de 98, e lançado em Novembro de 99, que contou com Benjamim Taubkin (piano), AC Dal Farra (bateria) e Sylvio Mazzucca Jr (contrabaixo).

Para 2005 Lancou dois CDs: "Antologia da Canção Brasileira - vol. 1 e Antologia da Canção Brasileira - vol. 2" em parceria com o trombonista Bocato, pelos quais recebeu cinco indicações pela imprensa como melhor CD do ano e também como melhor show.

Em 2006 realizou turnê pela Europa e no Brasil com Thomas Clausen, pianista dinamarquês de renome internacional e Teco Cardoso, tendo gravado CD a ser lançado no Brasil e na Europa em 2007, intitulado “Water Bikes”, contando com a participação de Fernando Demarco (baixo) e Afonso Correa (bateria). Em Maio de 2007 realizará o lançamento do CD Cartas Brasileiras – seu novo CD cujas gravações se iniciaram em 2005 – produzido por Teco Cardoso e com a participação especial do maestro Gil Jardim. Trata-se de um CD com um viés sinfônico e que conta com arranjos de Lea, Gil, Nailor Proveta Azevedo, Mozar Terra, Luca Raele (Sujeito a Guincho) e Tiago Costa. O lançamento se dará no Auditório Ibirapuera junto com a orquestra da OCAM mais convidados como Paulo Belinatti, Isaias Almeida, Israel Almeida, Paulo Braga (piano), Guello e outros, num total aproximado de 50 músicos.

Como produtora e editora de música instrumental Brasileira, sua gravadora e editora - Maritaca - já lançou mais de 25 CDs e dois livros.

Ministra regularmente cursos de percepção musical para improvisação em oficinas de música realizadas em todo o pais.

Álbuns com a participação de Léa Freire

  1. Pixinguinha 1
  2. Pixinguinha para flauta e sax