Julie Koidin

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Julie Koidin

Biografia de Julie Koidin

Nascida nos arredores de Chicago, Julie Koidin é uma flautista com formação clássica e experiência como solista clássica, musicista orquestral e de estúdio e camerista. Além da música erudita, a Dra. Koidin tem um profundo interesse em um gênero de música pouco conhecido nos Estados Unidos – o choro brasileiro. Ela tem se dedicado a pesquisar o choro desde 1995, e a partir de 1997 tem executado tanto o gênero clássico como os vários gêneros brasileiros por todo o Brasil. Esses concertos incluem apresentações com flautistas renomados de choro, como Altamiro Carrilho, Andrea Ernest Dias e Carlos Poyares. Em julho de 2000 ela foi a única artista americana convidada a tocar com Altamiro Carrilho no Teatro Municipal de São Paulo, em um concerto de gala realizado em comemoração à carreira do grande músico. As apresentações de sua carreira solo incluem a National Flute Association's Convention; o programa de rádio em Chicago "Ao vivo da WFMT"; a série de concertos Dame Myra Hess; e vários programas realizados no Chicago Cultural Center. Em março de 2001 iniciou suas apresentações com a pianista brasileira Maria Teresa Madeira, em Chicago e no Brasil. Em 2002, o dueto recebeu um convite especial para tocar para a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília. Em 1997 começou a tocar com o violonista e vocalista brasileiro Paulinho Garcia. Juntos, eles têm um grupo em Chicago, chamado Dois no Choro, que já lançou 3 CDs: ‘Carinhoso’, ‘Juntos’ (2002, selo Jazzmin), ‘Asa Branca’ (2008, selo Laughing Buddha Music). Os últimos dois receberam prêmios especiais do Illinois Arts Council. ‘Juntos’ contou com a participação especial de Altamiro Carrilho e Maria Teresa Madeira. Uma das faixas do CD ‘Juntos’, – Chorinho pra Nós, recebeu menção honrosa no concurso “Chorando No Rio”, promovido em 2001 para promover novas composições, e foi a única inscrição americana. ‘Juntos’ também foi um dos indicados para o Prêmio Grammy Latino de 2003, nas categorias Melhor Álbum e Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras.

Em 2006, a Dra. Koidin começou a participar de concertos com a recém-formada organização de Compositores Latinos de Chicago, uma cooperativa que reúne os principais compositores de Chicago provenientes da América Central e América do Sul, inclusive Elbio Barilari (Uruguai), Gustavo Leone (Argentina), e Sergio Assad (Brasil). Fevereiro de 2006 marcou sua primeira apresentação com esse grupo como artista convidada, juntamente com o MAVerick Ensemble, tocando no Preston Bradley Hall, do Chicago Cultural Center.

Também em fevereiro de 2007 ela fez sua segunda apresentação com a organização de Compositores Latinos de Chicago, novamente no Preston Bradley, mas desta vez com um trio recentemente formado: Julie Koidin, na flauta; Wagner Campos, no clarinete; e Rick Ferguson, ao piano. Esse conjunto é, hoje, o Ondas Ensemble.

Álbuns com a participação de Julie Koidin

  1. Jacob do Bandolim 2
  2. Severino Araújo 1
  3. Jacob para flauta, bandolim, sax e clarinete