Daniela Spielmann

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Daniela Spielmann

Biografia de Daniela Spielmann

Considerada uma das poucas saxofonistas brasileiras em atividade, a carioca Daniela Spielmann não perde uma oportunidade de tocar seu instrumento. Integrante do grupo de choro Rabo de Lagartixa, do trio feminino Mulheres em Pixinguinha e do grupo instrumental Sincronia Carioca, ela desenvolve ainda um trabalho solo, coroado em 2001 com o lançamento de um disco individual - BRAZILIAN BREATH. Com esse trabalho Daniela mostra seu lado de compositora e arranjadora. Este Cd foi indicado ao Grammy latino em 2002.

Em 2004 lançou pela gravadora Biscoito Fino o consagrado CD ‘Choros, por que saxes?’ Desse CD nasceu o grupo ‘CHOROS, POR QUE SAX?’, no qual Daniela divide o palco com excelentes instrumentistas do cenário musical carioca.

Daniela Spielmann começou a tocar saxofone aos 17 anos, e sempre se interessou pela música brasileira. Seu desempenho foi influenciado pelos instrumentos de sopro mais usados no choro, como o clarinete e a flauta. Além de fortemente marcada pelo choro, sua música também incorpora o frevo, o maracatu, o samba a bossa nova e o jazz.

Fez curso de harmonia na escola de música Musiarte, no Rio, freqüentou um curso livre no Berklee College of Music em Boston, graduou-se em licenciatura em música na Uni-Rio. Teve aulas particulares com Idriss Boudrioua, Juarez Araújo, Eduardo Neves e Rick Margitza, estudou arranjo e harmonia com Vittor Santos, flauta erudita com David Ganc, e piano com Cristina Bheringer

Já se apresentou com vários artistas de porte do cenário da MPB, como Moreira da Silva, Zélia Duncan, Sivuca, Elza Soares e Nelson Sargento, entre outros. Integrou a Rio Jazz Orchestra por dois anos, onde teve grande destaque como solista. É uma artista presente em todo o movimento de renascimento da cultura popular na atual efervescente Lapa Carioca

Faz parte da banda "Altas Horas" do programa homônimo, na TV Globo, elaborando arranjos semanais de acordo com o repertório do programa. Já tendo acompanhado inúmeros artistas de variados estilos, realizou em 2005 duas tournées internacionais: uma pela Europa com o grupo Trio Madeira Brasil, e outra pela América do Sul com o seu grupo Rabo de Lagartixa.

Em 2007 fez parte do Projeto Pixinguinha com seu grupo Rabo de Lagartixa, tendo viajado em 2008 com o mesmo grupo para Israel, Colômbia, Paraguai e Chile.

Em 2008 Daniela publicou sua dissertação de mestrado ‘Tarde de chuva: A contribuição de Paulo Moura para samba–choro e a gafieira a partir da década de 70.’

Em 2009 lançou o CD ‘Farra dos brinquedos’, patrocinado pelo SESC.

Álbuns com a participação de Daniela Spielmann

  1. Chiquinha Gonzaga 1
  2. Ernesto Nazareth 2
  3. Ernesto Nazareth 3
  4. Jacob do Bandolim 2
  5. Pixinguinha 1
  6. Severino Araújo 1
  7. Easy tunes / Choros fáceis
  8. Choro meets Bach
  9. The best of Ernesto Nazareth
  10. Jacob para flauta, bandolim, sax e clarinete
  11. Pixinguinha para flauta e sax
  12. Choro meets Bach
  13. Zequinha de Abreu (2ª edição)
  14. Benedicto Lacerda
  15. Jacob do Bandolim 1 (2ª edição)