Ataulpho Alves Júnior

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Ataulpho Alves Júnior

Biografia de Ataulpho Alves Júnior

Filho do grande compositor da MPB, o cantor Ataulpho Alves Junior apresentou-se pela primeira vez em 1963, no Teatro Record - São Paulo, Programa Bossaudade apresentado por sua madrinha musical - A Divina Elizeth Cardoso. Até 1969 quando Ataulfo Alves morreu, os dois trabalharam juntos em diversos shows por todo Brasil. A partir de 1973, contratado pela Rca Victor, a carreira de Ataulpho Alves Junior começou a tomar impulso.

Em 1976, gravou seu primeiro grande sucesso: Os Meninos da Mangueira, primeiro lugar nas paradas de sucesso em todo Brasil, e vieram outros sucessos.Além disso, Ataulpho Alves Junior, mostra uma faceta importante de sua contribuição à nossa MPB: a de compositor. No período entre outubro de 92 a março de 93, excursionou pela Europa.Mais um Projeto Ataulpho Alves Junior começa a fazer, que é o Chorando e Valseando nas Escolas, contando a historia dos chorinhos, valsas e seus chorões, num instrumental com o quinteto Ataulpho.

Personalíssimo, Ataulpho Alves Junior, herdou do pai a tradição fazendo de seu canto e música um novo estilo de interpretação, sem perder a sua característica de cantor brasileiro.

Cantor descompromissado com o modismo apresenta na diversidade de seu repertório o empenho em mostrar o que há de melhor na música brasileira. Intérprete múltiplo, apresenta em cada música uma vertente do seu talento, que sem fazer concessões, caminha lentamente em direção não do sucesso imediato, mas no prestígio profissional, que cristaliza e enobrece a vida do verdadeiro Artista.

Álbuns com a participação de Ataulpho Alves Júnior

  1. Ataulpho Alves Júnior & Regional Imperial: Mais amor pra você (CD)
  2. Ataulfo Alves (songbook / eBook)