Alessandro Cardozo

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Alessandro Cardozo

Biografia de Alessandro Cardozo

Vinte e nove anos, cavaquinista e compositor, iniciou sua carreira aos 8 anos de idade. Desde cedo frequentava serestas e rodas de choro.

Na adolescência percebeu a necessidade de conhecer mais. Buscando uma maior especialização, ingressou em aulas de música e, atualmente dá aulas particulares e ensina no projeto social Cateretê nas Artes.

Há 14 anos, junto com outros companheiros, fundou o grupo de samba “Palco Iluminado”, gravando um CD em 1997 pela Niterói Discos. Há oito anos, acompanha a dupla Zé da Velha (trombone) e Silvério Pontes (trompete), dois grandes nomes do choro, gravando e participando dos arranjos de base do CD “Samba Instrumental”- gravado ao Vivo no Teatro Municipal de Niterói em 2003, com as participações de Dona Ivone Lara, Luiz Melodia, Rildo Hora e Zé Paulo Becker. Recentemente gravou o último CD da dupla, intitulado “Só Pixinguinha”, lançado pela Biscoito Fino.

Alessandro é um verdadeiro estudioso do cavaquinho, e tamanha dedicação e habilidade vêm rendendo convites para apresentações em TV, gravações e shows: foi convidado por Cláudio Camunguelo e Silvério Pontes para defender seus choros no Festival de Choro do Museu da Imagem e do Som, realizado na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, onde conquistaram o 2º lugar com o choro “Zé Galinha”, do compositor Camunguelo; também participou do Festival Internacional da Música de São Luís, no Maranhão, da 2ª Bienal Internacional da Música de Belém do Pará e do Projeto Artes de Março, no Piauí; em julho de 2004 participou de uma turnê pela França, acompanhando o cantor Marcos Sacramento em várias apresentações, dentre as quais o Festival de Sanary e Carcassone; em Abril de 2005, participou do projeto Pixinguinha na região Centro-Oeste e Norte do país; em maio de 2005, participou do lançamento do filme “Brasileirinho” no Festival de Cannes, na França e também na Finlândia. Em maio de 2010 participou do Festival Jazz Marathon, na Bélgica. Ainda em 2010 Alessandro Cardozo fez a direção musical do espetáculo “Poesia do Sopro”, do flautista e compositor Altamiro Carrilho. Há quatro anos acompanha o cantor Luiz Melodia em turnês pelo Brasil e exterior, com o último álbum desse artista, “Estação Melodia”, em CD e DVD. Já trabalhou com vários nomes da MPB, tais como: Beth Carvalho, Grupo Fundo de Quintal, Marquinhos Santana (intérprete que gravou uma composição sua – “Pele e Suor”) e Elza Soares, entre outros.

Álbuns com a participação de Alessandro Cardozo

  1. Choro meets Bach
  2. Choro meets Bach
  3. Pixinguinha 1
  4. Pixinguinha para flauta e sax
  5. Benedicto Lacerda
  6. Roda de Choro 1 (2ª edição)