Aleh Ferreira

Você está aqui: Início » Catálogo » Biografias de músicos » Aleh Ferreira

Biografia de Aleh Ferreira

Aleh Ferreira nasceu em São Paulo, no dia 27 de outubro de 1966.

Aos 6 anos começou a dedilhar o violão. Aos 9 aprendeu cavaquinho, passando para o bandolim aos 11 anos. Aos 13 já era profissional, e dividia o palco com Altamiro Carrilho, Nelson Cavaquinho, Noite Ilustrada, Ataulfo Alves Jr., Moreira da Silva, Zé Keti, Demônios da Garoa, Emilinha Borba e outros grandes nomes da música brasileira.

Em 1993 grava seu primeiro CD, com obras suas e de autores diversos, dando início a uma série de catálogos, dentre os quais se destaca o álbum Aleh Ferreira Ao Vivo, gravado no projeto instrumental SESC Paulista.

Em 2001 fundou o Trio Quintessência, grupo que o levou aos EUA e à Rússia para uma série de apresentações.

Como compositor, chamou a atenção da direção da Orquestra Sinfônica de Moscou, o que lhe rendeu duas maravilhosas interpretações de seus concertos para flauta e para clarinete com essa mesma orquestra, registradas em CD.

Em 2007, a convite do maestro Cláudio Cruz, tocou ao lado da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e do cantor Toquinho.

Em 2008 recebeu das mãos de Elena Bittencourt o bandolim de seu pai, Jacob do Bandolim, durante uma homenagem feita ao mestre do bandolim em um show realizado em São Carlos, no Festival Chorando sem Parar.

Álbuns com a participação de Aleh Ferreira

  1. Joaquim Callado 1
  2. Zequinha de Abreu (2ª edição)